Formação

Reunião sem acordo, mantém-se greve na CP dia 19

ProjectoCartazGreveCPTerminou a reunião com a administração da CP, sem um acordo que evite a greve do próximo dia 19, mantendo os quatros sindicatos subscritores do pré-aviso de greve (SNTSF/FECTRANS; SFRCI; SINFA; ASSIFECO) toda a disponibilidade para continuar as negociações com vista a encontrar-se uma solução que responda satisfatoriamente às reivindicações dos trabalhadores.

Na reunião registaram evoluções na proposta da empresa, nomeadamente;

• Retomada das negociações da contratação colectiva Acordo de Empresa e Regulamento de Carreiras, a partir do dia 2 de Abril;
  • Garantir um aumento mínimo de actualização dos salários no âmbito da negociação da do Regulamento de Carreiras, com antecipação a Janeiro da primeira fase de implementação da nova grelha salarial;

No entanto não evoluíram em duas questões consideradas essenciais:

• A equidade e maior equilíbrio na progressão de todos os trabalhadores na grelha salarial;
  • Manter as funções do Regulamento de Carreiras de 1999, no que concerne à carreira comercial, como base de trabalho para a futura negociação.

Temos que registar como positivo que com a marcação da greve, a actual base de negociação é diferente daquilo que era a proposta do dia 28 de Dezembro passado, com mais equilíbrio salarial, embora não contemplando todas as matérias essenciais.

A marcação da greve já teve resultados, mas é preciso ir mais além e, para isso, a administração e o governo tem que optar entre ter os custos de um conflito, que certamente são mais elevados que a “paz social”.

Se houver disponibilidade da administração para continuar a negociação a partir do ponto em que ficou hoje e evoluir, poder-se-ão criar as condições para um entendimento que evite os custos de uma greve.

Assembleia Geral

AssembleiaGeral