Placard Sindical

placard sindical site

Qual é a prioridade?

COVID19Entrámos em contacto com a empresa, ontem assim que tivemos conhecimento que, infelizmente, existe um trabalhador com a categoria profissional de Operador de Revisão e Venda no Porto, se encontra infectado com COVID-19.

O trabalhador já se encontrava de baixa desde o dia 19 e apenas anteontem foi confirmada a contaminação por COVID-19. Por indicação do Delegado de Saúde, foi indicado que deveriam entrar em situação de quarentena todas as pessoas que tivessem estado em contacto com o trabalhador no período de cinco dias anteriores à manifestação sintomática.

Neste sentido, entendemos que deviam ser implementadas todas as medidas previstas de contenção e quarentena a todos os trabalhadores daquela estação bem como a desinfecção das respectivas salas.
Fomos informados que apenas catorze trabalhadores com a categoria profissional de Maquinista a partir das 23.00 de anteontem foram colocados de quarentena. Nenhum outro trabalhador de outras categorias profissionais, que igualmente teve contacto com o trabalhador infectado, concretamente outros trabalhadores com a categoria profissional de Operador de Revisão e Venda que estiveram durante largos períodos de tempo e em vários dias com o trabalhador na sala de revisão, foi colocado em quarentena ou realizou testes nem aqueles que com esses também tiveram contacto, famílias bem como os restantes Maquinistas. Infelizmente não foi essa a medida tomada pela Empresa, que se limitou a colocar de quarentena os referidos catorze trabalhadores e a colocar na estação de São Bento um papel com a informação que os Operadores de Revisão e Venda não podem aceder ao piso onde estão os Inspectores. Sendo, igualmente, enviada uma mensagem aos referidos trabalhadores que não devem ir à cabine de condução.
Até à data, 48 horas, depois não temos informação de alterações. O sindicato oficializou esta situação num ofício e deu conhecimento ao ministro da tutela de forma a que a empresa tome as medidas que já devia ter tomado. Se caso isso não se verificar nas próximas horas seremos forçados a dar conhecimento desta situação às entidades competentes.
Desejando desde já as rápidas melhoras ao trabalhador esperando que mais nenhum fique infectado e a todos os trabalhadores dizemos:
Cumpre e faz cumprir!