cabecalho

Tradutor

ptenfrdeelites

Placard Sindical

placard sindical site

Saúde e Actividades Diárias

Damos conhecimento do manual emitido pela DGS sobre Medidas Gerais de Prevenção e Cont [ ... ]

ADAPTAR OS LOCAIS DE TRABALHO / PROTEGER OS TRABAL...
ADAPTAR OS LOCAIS DE TRABALHO / PROTEGER OS TRABALHADORES

Divulgamos o documento Informativo da ACT que contem 19 recomendações de protecç [ ... ]

Publicados

Informação por email

Subscrever

Se quiser receber a informação do Sindicato por e-mail, inscreva-se aqui

Protocolos

logo medio1

Fim da rotatividade sem fundamento

Alfa EntroncamentoA partir de hoje a CP acabou com a escala de rotatividade nas oficinas do Entroncamento.

O SNTSF considera que esta medida pode ser prematura e vir a aumentar o risco e colocar em causa a saúde de todos os trabalhadores naquela oficina. Já o referimos junto da empresa e em ofícios anteriores. Se surgir um foco de infeção, aí sim deixa de existir efetivo disponível para a manutenção de material circulante necessário para a realização dos comboios para quem dele necessita para se deslocar para o trabalho e a rotatividade na escala limitava essa situação.
Não existiram alterações nas recomendações da OMS e do Ministério da Saúde para justificar já esta medida por parte da empresa. Existe sim, um maior volume de trabalhadores ao serviço a partir de hoje diminuindo-se o espaço mínimo social tanto nos postos de trabalho como nos refeitórios, cantinas, balneários, entre outros locais de maior concentração. Também é importante existir regras na utilização desses espaços que se enquadrem nas normas imanadas pela DGS.
Assim, recomendámos vivamente à CP que reconsidere o retorno da escala de rotatividade no Entroncamento assim como a sua implementação onde tal não se verifica por considerarmos que não houve alterações que o justifique.
Chamámos, uma vez mais à atenção que o Plano de Contingência da CP deve ser alargado a todas as empresas que trabalham dentro da CP, assim como a monitorização temporal a pessoas não essenciais ao normal funcionamento da empresa.
O SNTSF, referiu ainda que transporte de trabalhadores de Contumil para Guifões e vice-versa não obedece com o requisito mínimo de distância entre pessoas pelo que apelamos à sua urgente rectificação dada a sua inequívoca importância na saúde dos trabalhadores e assim, a normal laboração das oficinas da CP nestes dias difíceis para todos.

Videos

Ficha Inscrição

Sindicaliza teFicha de inscrição de associado

Ponto Seguro

ponto seguro