cabecalho

Tradutor

ptenfrdeelites

Informação por email

Subscrever

Se quiser receber a informação do Sindicato por e-mail, inscreva-se aqui

Protocolos

logo medio1

Formação

Na defesa da ferrovia, dos ferroviários e dos utentes

TribunaPublicaFaroJul2018Ontem o Sindicato esteve na Tribuna Pública/Concentração em Faro, em defesa do serviço público ferroviário, onde fez a seguinte intervenção:

Boa tarde, camaradas e amigos

A nossa presença nesta tribuna pública tem como objectivo contribuir para a denúncia dos problemas existentes na linha ferroviária e nos transportes públicos no Algarve e contribuir para um vasto movimento de luta pela sua resolução.

Camaradas e Amigos a grave situação com que os algarvios e aqueles que nos visitam ou passam cá ferias se confrontam a nível do transporte ferroviário quer a nível regional quer na ligação a outras regiões, nomeadamente com Lisboa e o norte do País tem causas e responsáveis.

As causas estão nas décadas de política de direita que tem sido seguida no nosso pais e que tiveram no desinvestimento nos serviços públicos e na ferrovia nomeadamente um instrumento para a sua concretização.

Os responsáveis são diferentes governos e administradores que tem estado a frente dos destinos do país e das empresas do sector ao longo dos anos, e que não investiram nas empresas do sector e promoveram a desarticulação ente os diferentes modos de transportes.

As consequências essas sentem nas os trabalhadores os utentes regulares e ocasionais quando se confrontam com horários desajustados das suas necessidades, ou com a ausência de ligações diretas regionais entre Lagos e Vila Real de Santo António, ou com o resto pais.

Uma política que por força do desinvestimento em que assenta, reduziu drasticamente os trabalhadores, degradou as estações e os apeadeiros, levou a que os comboios ao serviço não tenham os padrões de conforto necessários e aos atrasos e supressões de comboios que se verificam e que coloca em causa a segurança da circulação ferroviária.

Aquilo que o Algarve os algarvios e aqueles que para ca se deslocam quer seja em trabalho ou em lazer necessitam é ´que se rompa com esta política, e se invista decididamente nos transportes públicos nomeadamente no sector ferroviário.

Que se requalifique o material circulante ao serviço e os apeadeiros e estações, que estas sejam guarnecidas com o pessoal necessário ao serviço publico que o sector presta, e se avance rapidamente com a eletrificação da linha do Algarve.

Que nas Oficinas de Vila Real de Santo António se invista na sua modernização e se contrate os trabalhadores necessários para que a tenha uma resposta rápida e efectiva ao material circulante ao serviço e à futura eletrificação da linha do Algarve.

Amigos e camaradas perante isto o que dizemos ao governo do PS que anunciou investimento para a infraestrutura ferroviária na região para ser concretizada até 2020, é que basta de palavras é tempo de agir na resolução problemas existentes.

Aos utentes, aos algarvios e aqueles que cá se deslocam em trabalho ou em lazer reafirmamos que contem connosco ferroviários e SNTSF para agirmos convergentemente com os utentes e as populações da região na acção e luta pela defesa do aumento, melhoria da oferta, requalificação e modernização de transportes públicos nomeadamente o ferroviário.

Festa de Natal

capa

Ficha Inscrição

Sindicaliza teFicha de inscrição de associado

Ponto Seguro

ponto seguro