Convívio de ferroviários

CartazConvivio

Medway: O que estarão a esconder?

CP MSCComeçam a ser conhecidos os contornos da operação que a MSC está a montar, que passa pela criação com todas do grupo em Portugal, um ACE _ Agrupamento Complementar de Empresas, que assume entidade jurídica, no qual pretende concentrar um conjunto de actividades comuns a todas as empresas e levar para lá os trabalhadores, depois deste assinarem um contrato que:

É de cessão do vínculo laboral com a actual empresa (Medway) passando esse vínculo para o ACE;

Não é um contrato de cedência temporária, em que o trabalhador manteria o vínculo à empresa de origem;

O trabalhador fica apenas vinculado ao contrato individual de trabalho, sem estarem abrangidos por qualquer convenção colectiva de trabalho (Acordo de Empresa e Regulamento de Carreiras), futuras actualizações salariais que venham a ser negociadas, etc;

Mantém a categoria, o salário e as componentes actuais da retribuição;

Garantem apenas os direitos já adquiridos pela actual regulamentação colectiva, deixando de estar garantidos evoluções na carreira profissional, novas diuturnidades, etc.

É muito dúbio relativamente ao direito ao transporte;

Tem uma cláusula em que o trabalhador declara que nada lhe devem, quando ainda estão por regularizar prestações dos processos dos abonos variáveis. Será que vão pagar já tudo de uma vez?

A mesma administração da MEDWAY, que quando decorria o processo de privatização procurou dar uma imagem de diálogo, com conversas regulares com os Sindicatos (mesmo antes de ter “vencido” o concurso), neste processo tem mantido tudo no segredo dos deuses. Porque será?

Já solicitamos uma reunião com a administração para colocar estas questões todas, mas também a atitude individual dos trabalhadores é importante e, ninguém tem que assinar, seja o que for, à pressa. Todos têm o direito a esclarecerem-se e a discutir aquilo que lhes diz respeito.

Estamos a manter uma linha de contacto com os trabalhadores, para recolher informações, mas também para esclarecermos e aconselharmos sobre oq eu se deve fazer.

Instante Sindical