Outras Empresas

ViaPorto e Metro do Porto – Medidas Necessárias

O SNTSF enviou um ofício às empresas VIAPORTO e Metro do Porto sobre a higienização do material circulante e medidas a adoptar para AEI/ASI.
À semelhança de outras empresas temos vindo a ser alertados para falhas na implementação do Plano de Contingência no que diz respeito à desinfecção do material circulante da Metro do Porto particularmente nas cabinas de condução e da distribuição individual de Kits material de protecção a cada trabalhador.

Relativamente aos Agentes de Estação e Informação/Sinalética entendemos que, sendo estas as categorias mais expostas e pela diversidade das suas funções, alertámos para a aplicação de algumas alterações cruciais para a segurança de todos tais como o controlo de temperatura antes de iniciar o serviço; evitar ao máximo a circulação dos mesmos dentro dos veículos e em caso de o fazerem poderem usar luvas e máscara como forma de se protegerem. Em estações, evitar estar mais que o tempo necessário nos cais ou estação, podendo ser resguardados em salas de apoio, actuando sempre que solicitados. Proteger trabalhadores de risco, reduzir os grupos o mais possível, sendo os excedentes encaminhados para casa. Entendemos que são medidas necessárias para manter a segurança dos trabalhadores e dos utentes.

Do ponto de vista do SNTSF os trabalhadores poderão recusar-se a fazer o serviço derivado a não terem todas as condições de segurança de forma a poderem cumprir na íntegra o Plano de Contingência.