CP

Carreira Administrativa

Realizou-se hoje uma nova reunião de negociação do Regulamento de Carreiras, onde começou a ser abordada e discutida a Carreira Administrativa.O SNTSF colocou os problemas existentes nesta carreira, nomeadamente a não progressão e não abertura de concursos, o enquadramento dos trabalhadores oriundos da ex. EMEF, o conteúdo funcional e polivalência em cada categoria profissional, a colocação das trabalhadoras que exerciam a função de secretariado através de comissões de serviço, estagnação do topo da carreira, entre outros.

A informação generalizada que nos foi transmitida é uma informação da CP obre a passagem dos trabalhadores actualmente na categoria de Administrativo III de forma faseada nos seguintes moldes: no ano de 2021 passam 27 dos 46 trabalhadores 15 no 1º Semestre e 12 no 2º e os restantes no ano de 2022.
O Escriturários que existiam na ex. EMEF passam para Administrativo II.
Não deixámos de reforçar e questionar sobre alguns aspectos pertinentes nas funções que cada um individual ou colectivamente actualmente exerce nas categorias profissionais nesta Carreira e o justo enquadramento futuro e respectiva actualização na grelha salarial.
Num documento onde nenhuma carreira está ainda fechada e não sendo a priorização da parte do SNTSF discutir ainda o resultado final no que concerne à valorização dos trabalhadores por via do Regulamento de Carreiras, é para nós um tema que deve ser separado, – a urgente valorização dos salários dos trabalhadores que não podem ficar dependentes nem à espera do desfecho da negociação. 

O SNTSF vais continuar nos locais de trabalho a ouvir, esclarecer e a informar os trabalhadores para a construção de um novo Regulamento de Carreiras que dignifique as Carreiras e Categorias Profissionais e sobretudo todos os FERROVIÁRIOS.
Com a mobilização e a unidade de todos os trabalhadores conseguimos