IP

Trabalhadores da IP em risco

É a segunda vez que nos últimos meses é detectada a presença de Legionella, após analises realizadas nas instalações sociais dos trabalhadores afectos á manutenção, na Torre da Vargens. Pela segunda vez, estes trabalhadores não são informados sobre os resultados, sobre os riscos ou as precauções a tomar, bem como ninguém os esclarece de forma a diminuir as suas naturais preocupações.

Questionamos a empresa como é possível, que após a primeira presença desta bactéria, não tenha sido feita uma devida desinfecção das instalações? Como é possível que façam as analises, concluam a presença da bactéria e ninguém informe e esclareça os trabalhadores afectos aquele local de trabalho?

Exigimos assim, o imediato acompanhamento médico aos trabalhadores que deve passar pela responsabilidade da medicina no trabalho. E caso esta, tal como tem demonstrado não tenha a capacidade ou meios para o efeito deve ser encontrada uma outra solução, bem como devem ser informadas as autoridades competentes.

Aguardamos a imediata e total desinfecção das instalações de forma a garantir as condições de saúde e segurança neste local de trabalho.

Da parte do SNTSF, continuaremos a acompanhar estes trabalhadores, não descartando outras medidas caso a situação não seja rapidamente ultrapassada.