Placard Sindical

placard sindical site

Saúde e Actividades Diárias

Damos conhecimento do manual emitido pela DGS sobre Medidas Gerais de Prevenção e Cont [ ... ]

ADAPTAR OS LOCAIS DE TRABALHO / PROTEGER OS TRABAL...
ADAPTAR OS LOCAIS DE TRABALHO / PROTEGER OS TRABALHADORES

Divulgamos o documento Informativo da ACT que contem 19 recomendações de protecç [ ... ]

Publicados

INTRANSIGÊNCIA NO QUE É ESSENCIAL

Pare Escute LuteRecebemos um documento dia 28, com ligeiras alterações feitas pela CP/governo na Carreira Comercial após a reunião do passado dia 16 de Julho para ser discutido hoje, mas não contempla a posição e a opinião dos trabalhadores já transmitida diversas vezes pelo SNTSF.

Ler mais...

É urgente a reabertura dos bares e não sobrecarregar mais os trabalhadores da CP.

Alfa PendularO SNTSF denunciou de imediato junto da CP as medidas contidas na IC (Instrução Comercial) n.º 24/2020-DEX distribuída aos trabalhadores, através da qual refere que, considerando os tempos médios de viagem dos clientes que utilizam os comboios Alfa Pendular e Intercidades, bem como as elevadas temperaturas que se fazem sentir durante o período de Verão, foi decidido dotar os comboios Alfa Pendular e Intercidades com garrafas de água e que a sua distribuição aos utentes seja efectuada pelos Operadores de Revisão e Venda (ORV).

Ler mais...

O SNTSF sempre com os trabalhadores

Oficina GuifõesApós o SNTSF denunciar as condições de trabalho débeis na nave norte de Guifões através de um ofício dirigido á CP, a resposta chegou.
Foi-nos respondido que, com vista à resolução dos problemas foi equacionado a implementação de um plano de intervenção com incidência nos seguintes aspetos:

Nomeações sem concurso

Oficina GuifõesRecentemente tivemos conhecimento na Linha do Algarve e na região de Lisboa que na operação comercial tem existido nomeação directa e não concurso interno, retirando a oportunidade aos trabalhadores que estariam interessados em concorrer caso lhes fosse dada essa oportunidade. Agora também verificamos a mesma situação na parte oficinal com trabalhadores da UMAV ao serem nomeados para exercer funções de chefia em Guifões.
Sem prejuízo das qualificações profissionais ou não que os trabalhadores em causa tenham para exercer essas novas funções não devem de existir diferentes critérios ou oportunidades negadas a quem tem a ambição de progredir na sua carreira profissional.
Todos devem ter essa oportunidade.

Mais polivalência - Menos valorização profissional

Portão CP SEDEDia 2, realizou-se a segunda reunião de negociação do RC com o governo e CP, onde nos foi entregue uma proposta que acentua as pretensões para colmatar a falta de trabalhadores na empresa o alargamento do leque das suas funções, fundindo e extinguindo diferentes categorias profissionais.

Ler comunicado…

Também na IP, a exploração comercial está primeiro?

CCO Setúbal 1 1CCO Setúbal 1 2Recentemente denunciámos uma situação idêntica na CP e reafirmamos também à IP-Infraestruturas de Portugal que o SNTSF, através dos seus Delegados e Dirigentes Sindicais tem o direito de afixar nas instalações da empresa e em local apropriado disponibilizado pela empresa, comunicados, informações ou outros textos relativos à vida sindical e aos interesses socio-profissionais dos trabalhadores, bem como proceder à sua distribuição sem prejuízo do funcionamento da empresa. Segundo a lei, a negação ou limitação deste direito constitui uma contra-ordenação grave.

LOGOTIPO SINDICALIZACAO