cabecalho

Tradutor

ptenfrdeelites

Placard Sindical

placard sindical site

Saúde e Actividades Diárias

Damos conhecimento do manual emitido pela DGS sobre Medidas Gerais de Prevenção e Cont [ ... ]

ADAPTAR OS LOCAIS DE TRABALHO / PROTEGER OS TRABAL...
ADAPTAR OS LOCAIS DE TRABALHO / PROTEGER OS TRABALHADORES

Divulgamos o documento Informativo da ACT que contem 19 recomendações de protecç [ ... ]

Publicados

Informação por email

Subscrever

Se quiser receber a informação do Sindicato por e-mail, inscreva-se aqui

Protocolos

logo medio1

Ferroviários com Super-poderes

Mascara protecçãoA CP, reforça a informação aos trabalhadores que devem continuar a proceder à desinfecção das mascaras cirúrgicas por “aspersão de álcool” aquando em contacto com pessoas sem sinais de contagio. Ora mediante este procedimento, voltamos a questionar se os trabalhadores conseguem detetar pessoas contagiadas, mas que não apresentem sintomas?

Achamos interessante que a Empresa considere que os trabalhadores têm, eventualmente, visão raio x, pois refere que só deverão reutilizar as máscaras se as mesmas forem usadas em contacto com pessoas sem sinais de doença.
Todas as pessoas podem ser portadoras da doença, sem sequer saberem (há várias pessoas assintomáticas), por maioria de razão e tendo em conta o que a própria empresa refere, os trabalhadores não deverão reutilizar as máscaras, pois o grau de probabilidade de terem contactado com pessoas com a doença, mesmo que sem sintomas, é elevado.
Além que mediante as várias informações da DGS, o uso de máscaras cirúrgicas “…apesar de ter menos capacidade de filtração do que os respiradores estas máscaras deverão ser utilizadas por um período máximo de 4 a 6 h, devendo ser trocadas, por uma nova, sempre que se encontrem húmidas…” ou seja, podem ser trocadas antes de fazer as 6 horas máximas de uso.
Nós já tínhamos alertado, em ofício enviado à empresa, que as máscaras não poderiam ser reutilizadas de acordo com as indicações da DGS.
Continuamos a não entender esta contenção na proteção dos trabalhadores sabendo que a empresa recebeu 100.000 máscaras como anunciou e afirma que a trabalhar presencialmente estão 72% do efectivo da CP.
A nossa posição é que os trabalhadores que estejam diariamente em contacto com os utentes ou a trabalhar dentro de um espaço fechado com um ou mais trabalhadores devem usar a máscara conforme as normas reais de utilização.
Cumpre e faz cumprir!


Ler documento…

Videos

Ficha Inscrição

LOGOTIPO SINDICALIZACAO

Ponto Seguro

ponto seguro