Placard Sindical

placard sindical site

Saúde e Actividades Diárias

Damos conhecimento do manual emitido pela DGS sobre Medidas Gerais de Prevenção e Cont [ ... ]

ADAPTAR OS LOCAIS DE TRABALHO / PROTEGER OS TRABAL...
ADAPTAR OS LOCAIS DE TRABALHO / PROTEGER OS TRABALHADORES

Divulgamos o documento Informativo da ACT que contem 19 recomendações de protecç [ ... ]

Publicados

Morreu António Santos

António SantosFoi com pesar que o Sindicato recebeu a noticia da morte de António Santos, jornalista que durante décadas foi colaborador da organização sindical da CGTP-IN no sector ferroviário – Federação dos Sindicatos Ferroviários e posteriormente SNTSF.
António Santos foi jornalista e nessa qualidade esteve envolvido no trabalho sindical e nas lutas dos ferroviários e já depois de reformado e afastado, sempre aparecia nas nossas lutas, com uma mensagem de apoio e força. Podemos dizer que acabou por ser um ferroviário, embora de profissão diferente.
António Santos foi um antifascista e passou pelas prisões políticas. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas, tendo uma vida dedicada à causa dos trabalhadores e pela construção de uma sociedade justa e solidária.
Neste momento de pesar, transmitimos á família, as nossas condolências, na certeza de que a família ferroviária e a sua luta perdeu um amigo.

Mensagem de solidariedade da FUTAC

FUTACChegou-nos uma declaração da FUTAC - A Federação Unitária de Transportes, Portos, Pescas e Comunicações da América, sobre a contingência do COVID 19 com uma mensagem de solidariedade para os trabalhadores dos transpores.

Ler declaração…

Parecer do SNTSF sobre as férias dos trabalhadores.

Bandeiras SNTSF"Será que a actual situação pandémica, que obriga a que os trabalhadores estejam em situação de confinamento em casa, permite que o período de férias seja unilateralmente marcado, concretamente que, em tal situação, se encontrem cumpridos os principais objectivos inerentes ao gozo de férias?"

Ler parecer...

Protecção para todos os trabalhadores

Mascara protecçãoA Direcção-Geral da Saúde, através da informação n.º 009/2020, de 13/04/2020, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, informou que deve ser considerada a utilização de máscaras por qualquer pessoa em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas.

Ler mais...

Trabalhadores obrigados a recorrer aos estabelecimentos de ensino

MTS LinhaAs empresas MTS, FERTAGUS, Via Porto e Metro do Porto, exploradas pelo grupo Barraqueiro, por estarem integradas no grupo de serviços essenciais, obrigam todos os trabalhadores que têm filhos até aos 12 anos ou outros dependentes a seu cargo a recorrer aos estabelecimentos de ensino.

Ler mais...

Empresas antecipam-se ao estado de emergência?

Assembleia RA falta de respostas ao SNTSF, leva-nos a questionar se as empresas onde temos intervenção, antes de ter sido decretado o 1° estado de emergência já sabiam que os sindicatos iam ser postos de parte no 2º estado de emergência, como foi proposto pelo Presidente da República e aprovado na Assembleia da República com os votos a favor do PS; PSD e BE.
Até ao momento a maioria das empresas não responderam ás questões por nós solicitadas.

LOGOTIPO SINDICALIZACAO