Medway e MSC

Retoma da normalidade com riscos

O SNTSF sabe que a empresa MEDWAY a partir do próximo dia 18 de maio vai anular uma deliberação que consistia no pagamento de 8 euros diários para os trabalhadores utilizarem a sua viatura própria na deslocação para o local de trabalho, evitando assim o transporte público, além disso anula também a utilização de táxi nas deslocações sem serviço que estão previstas em escala em comboios suburbanos.

Estas medidas preventivas foram adotadas de forma a reduzir ao mínimo a exposição dos trabalhadores aos transportes públicos, onde a possibilidade de contágio da COVID 19 é elevado, visto que não existe um controlo permanente da ocupação da lotação dos passageiros, que foi definido pelas autoridades competentes de 2/3 da capacidade total. 

O sindicato não acompanha esta medida da empresa, que na nossa perspectiva, é um recuo na proteção da saúde dos trabalhadores, aliás o sindicato, sempre colocou junto da empresa propostas de organização de trabalho, de forma a reduzir ao mínimo o risco a que os trabalhadores fossem sujeitos. Propostas que passavam por as escalas de serviço organizadas em gestão local, dentro do possível, evitando ao máximo viagens sem serviço em transportes públicos, repousos fora da sede e tripulações fixas.
Nesta nova realidade de normalidade assumida pela empresa, o sindicato exige que as escalas deixem de ser alteradas por gestão local, que todas as rotações sejam cumpridas na integra de acordo com a distribuição central, o cumprimento de todos os pressupostos assumidos na contratação coletiva e as reuniões ordinárias com o SNTSF.
Achamos que as medidas anteriormente adotadas deviam continuar a ser implementadas, visto que, apesar de o país já não se encontrar no estado de emergência, a doença ainda não se encontra controlada, como é pronunciado diariamente pelas autoridades competentes.
O SNTSF continuará atento à evolução nos locais de trabalho afirmando que a empresa será responsável por qualquer situação que aconteça com esta posição, visto que um possível foco de contágio pode colocar a saúde dos trabalhadores em causa além do normal funcionamento da empresa.
Cumpre e faz cumprir, os teus direitos e a tua segurança quer seja a escala de serviço, quer a utilização do material de protecção individual distribuído pela empresa e as normas de saúde emanadas pelas autoridades competentes.