CP

Medidas de protecção na CP

Foi enviado a semana passada, um email para os trabalhadores a relembrar algumas das medidas de higienização e prevenção que cada trabalhador deve ter, como o distanciamento, a higienização das mãos, a utilização de máscara, etc.

O que questionamos em primeiro lugar é se os responsáveis pela empresa têm conhecimento da realidade nos locais de trabalho, porque primeiramente as normas devem ser aplicadas e tidas em conta pela empresa garantindo que os trabalhadores têm condições de as cumprir. No que toca ao distanciamento sabemos que o mesmo não pode ser cumprido pelos trabalhadores em alguns postos de trabalho, nomeadamente nas bilheteiras. Sobreposição de trabalhadores no mesmo turno, bilheteiras com espaço reduzido com três trabalhadores, turnos máximos e sem escalas em espelho ou turnos reduzidos.

Registamos com agrado que em algumas estações estão a ser aplicados turnos de 6 horas, evitando desta maneira uma concentração maior de trabalhadores. Não entendemos porque na mesma empresa existem critérios diferentes para trabalhadores que exercem as mesmas funções.

Ora se é visível que existe uma enorme redução da procura e de utentes a dirigirem-se às bilheteiras devido ás medidas de confinamento não se entende porque é feito agora o que não foi feito antes da pandemia quando era necessário reforçar as estações com mais trabalhadores e a abertura de mais bilheteiras e a empresa não o fez e agora já o faz, aumentando o risco de contágio entre trabalhadores. 

O SNTSF já questionou a empresa o que vai fazer sobre isto e que medidas vai tomar e aguardamos resposta.