CP

Combater o ataque aos trabalhadores

(….) Exmos. Senhores,
Na sequência do processo negocial na CP, que consideramos não estar encerrado, temos sido confrontados com a realização de plenários nas oficinas, promovidos por outras organizações, de uma forma que nos parece estranha e fora do estipulado na lei e na contratação colectiva.
Desde logo, com o anúncio desses plenários em espaços de informação de assuntos da empresa e não em nenhum espaço sindical próprio. Depois com a posturas das hierarquias dessas oficinas a convidarem e incentivarem os trabalhadores a participarem nesses plenários, pelo que se deduz que os tempos dos plenários, alguns chegaram a durar hora e meia, serão por cedência da empresa.
Ao contrário dos plenários que realizámos, nas situações referidas tudo é facilitado incluindo a dispensa de “picar o ponto”.
Assim, vimos por este meio, exigir da administração da CP, que ao SNTSF/FECTRANS sejam concedidos os mesmos tempos por cedência da empresa, fora dos tempos legal e contratualmente consagrados, para realizarmos também plenários com os trabalhadores, de modo a podermos esclarecer sobre todos os aspectos da negociação recente.

Se não nos for concedido este nosso pedido, só podemos entender como uma discriminação entre organizações sindicais, punido por lei.
Sem mais assunto, (…)