Geral

Agente único não!

O acidente que aconteceu hoje na linha de Vendas Novas em Coruche com um comboio de mercadorias e que felizmente não teve vitimas, levanta uma vez mais um alerta que vai ao encontro da nossa reivindicação: a importância de existirem dois agentes no comboio.

Reafirmamos que a visão economicista dos operadores privados não se pode sobrepor à segurança dos trabalhadores e das populações.

O SNTSF/FECTRANS, já colocou um conjunto de dúvidas e problemas existentes, com base na regulamentação ferroviária, à autoridade de segurança (IMT), entre outras entidades.

O IMT, tem como função fiscalizar e regular os operadores do transporte ferroviário, não pode ter apenas um papel administrativo. Deve ser uma parte activa na fiscalização do cumprimento dos regulamentos, de forma a evitar problemas sérios ao nível da segurança ferroviária no futuro.

No seguimento do processo que decorre na CP aguardamos a reunião que ficou de ser agendada pelo ministério das Infraestruturas para abordarmos novamente esta matéria que ainda levanta muitas questões na circulação dos comboios de mercadorias na rede ferroviária nacional.