CP

Reunião com a administração da CP

O SNTSF/FECTRANS reuniu com o Conselho de Gerência da CP no dia 19 para debatemos um conjunto de temas que consideramos serem importantes para os trabalhadores da empresa.

Reforçámos a necessidade de irmos mais longe na valorização dos salários e distanciá-los do SMN – Salário Mínimo Nacional, o que é estratégico para o presente e futuro da empresa quando esta enfrenta uma escassez de trabalhadores e tem dificuldades em recrutar novos, para além de não conseguir fixar os actuais efectivos.

Questionámos sobre o ponto de situação da negociação do Regulamento de Carreiras onde nos transmitiram ser retomada no mês de Março. Voltámos a salientar a importância da negociação das progressões de carreira com base nas propostas das partes, procurando acordos que permitam a retenção dos actuais trabalhadores e o recrutamento de novos profissionais, enfatizando a especialização e valorização em cada segmento de actividade da CP, em detrimento de categorias generalistas.

Falámos sobre a falta de condições de trabalho em inúmeras estações e em diferentes locais de trabalho, nomeadamente na estação de Lisboa-Oriente, uma questão frequentemente debatida com a administração e outros responsáveis da CP. A determinação dos trabalhadores na luta em defesa dos seus direitos e com a entrada de um pré-aviso de greve para este local fez com que vejam agora alguns dos problemas a serem resolvidos.

Alertámos também para a necessidade de resolução de alguns problemas tais como os pedidos de transferências e a condução de material circulante em parque, efectuado por trabalhadores de algumas categorias profissionais (manutenção e operadores de material) e certificação desses mesmos trabalhadores.

Relembrámos da importância para a reintegração dos trabalhadores da FERNAVE na CP onde nos foi transmitido o total empenho para a sua concretização o mais breve possível. 

Para além das reuniões já agendadas para o Departamento da Operação Comercial ficou assumido o agendamento de reuniões para a Manutenção e Engenharia e o Departamento de Pessoal para abordarmos temas referentes a vários erros nos abonos.