Geral

A urgência do ministro traduz-se numa proposta provocatória

A reabertura dos processos negociais anunciados pelo Ministro no passado dia 18, tiveram inicio hoje com a primeira reunião de negociação da IP. Apesar da urgência transmitida pelo ministro às ORT’S em querer avançar com os processos de imediato para estarem já numa fase adiantada após as eleições legislativas, a proposta apresentada hoje leva-nos a crer que afinal essa urgência deve ser de categoria “menos urgente”.
Foi proposto um aumento de 0,9 %, com um aumento mínimo de 10€ para os trabalhadores da IP.
Ainda foi dito que cerca de 1500 iriam ver o seu salário valorizado por via do aumento do salário mínimo, como se não fosse uma obrigação das empresas tomar essa medida a qual não pode fazer parte nem contar como aumento do salário. Uma proposta para debater em “duas ou três reuniões” até fechar a negociação como nos foi transmitido.
Para o SNTSF/FECTRANS não existe trabalhadores de 1ª nem de 2ª e hoje ficou claro uma vez mais que o governo e o ministro não pensa assim.
No próximo dia 13 está agendada a reunião de negociação da CP.
Alertamos todos os trabalhadores para a sua mobilização e unidade para continuar a luta que será necessária desenvolver até que haja salários justos e dignidade para com todos os trabalhadores do sector.