CP

É preciso valorizar o trabalho e os trabalhadores

No seguimento de diversos contactos nos locais de trabalho o SNTSF/FECTRANS redigiu um ofício ao presidente da CP, á administração e ao departamento das Relações Laborais com o seguinte texto:

«Os trabalhadores com as categorias de OVC’S, Assistentes Comerciais e respetivas hierarquias assim como os ORV’S, são diariamente a imagem, a cara da empresa 24 sobre 24 horas. No seu relacionamento com os utentes, são os que geram receita e são os que resolvem os conflitos, os que correm riscos e os que salvaguardam os interesses da CP em primeira instância.

Tem sido frequente nas situações de greve e/ou em outros eventos extraordinários, tal como nas situações da interdição de linhas devido às intempéries como as registadas no corrente mês, os responsáveis da empresa com conhecimento prévio das supressões dos comboios com reserva de lugar, manterem desbloqueadas as vendas para esses comboios até á hora de partida, factualidade que origina diversos conflitos nas bilheteiras, que por vezes chegam a colocar em risco a integridade física dos trabalhadores.

Questionamos se é desta forma que a CP quer cativar e transmitir aos utentes que está a prestar um bom serviço público ou se é um castigo dado aos trabalhadores nas bilheteiras, os que dão a cara todos os dias, os que ficam a resolver os problemas criados por estes “responsáveis”, os que são maltratados, os que ouvem o que a administração devia ouvir, os que trabalham com baixos salários e sem condições de trabalho. Ou mesmo, se é orientações de alguns que têm o intuito de denegrir a imagem da empresa para servir outros interesses?

Questionamos também, qual a justificação da alteração de uma prática da empresa de há mais de 25 anos que consistia no encerramento das bilheteiras cerca de duas horas mais cedo na véspera de Natal, no turno da tarde, factualidade que permitia aos trabalhadores em serviço nas bilheteiras poder ir jantar com a família, aplicando-se agora numa informação interna com as escalas o horário completo. Será castigo?

Bem como questionamos o porquê de a recente deliberação da Administração sobre a Tolerância de Ponto não contemplar todos os trabalhadores das diferentes áreas da empresa que estão em situação de descanso semanal já decorrente da respectiva escala ou turno e desta forma poderem usufruir do uso da mesma tal como aconteceu na deliberação de 2021? Assim como entendemos que os trabalhadores em situação de férias, no uso de uma licença agendada previamente ou na ausência por falecimento de um familiar deveriam usufruir desse mesmo dia.

Acreditamos que a Administração se identifica com esta missiva e aguardamos a devida atenção tal como a do Presidente da CP para vermos ultrapassadas e rectificadas estas medidas, orientações ou decisões que vêm agravar mais ainda a degradação das condições de trabalho e o descontentamento dos trabalhadores da forma que têm vindo a ser desvalorizados.»