IP

Terminal de mercadorias da Bobadela

Em visita sindical ao Terminal de Mercadorias da Bobadela, constatámos que as preocupações dos trabalhadores da IP afectos àquele local de trabalho ainda não obtiveram resposta da empresa nem esta transmitiu qualquer informação sobre a deslocalização do terminal e a dos seus postos de trabalho.

Muito se fala sobre esta matéria, incluindo na comunicação social, falando-se até de valores na ordem dos 8 milhões de euros, mas até agora nenhum dos trabalhadores foi informado de absolutamente nada.

Sobre a passagem das instalações para norte questionamos como farão os trabalhadores o trajeto que agora tem uma distância de 350 metros da estação da Bobadela e as futuras instalações serão a cerca de 1500 metros? Em que condições e quais os meios que a empresa irá disponibilizar para garantir a deslocação dos trabalhadores do apeadeiro da Bobadela até ao novo posto de trabalho? E que condições de segurança irão ser garantidas pela empresa para esse trajecto? Questionamos, ainda porque a MEDWAY, empresa privada pode ficar e a IP, empresa pública tem de sair? Constatámos ainda, que no terreno já andam a colocar vedações, criando já dificuldades no acesso.

Por estas razões, solicitámos com caráter de urgência uma reunião para sermos informados do que realmente se vai passar e podendo assim da nossa parte esclarecer os trabalhadores. Como, infelizmente tem sido prática da empresa não obtivemos qualquer tipo de resposta, mas infelizmente ficámos a saber que a mudança vai acontecer já nestes dias.

Exigimos que neste novo local sejam garantidas as condições no mínimo idênticas às que existem actualmente, que sejam garantidos os meios disponibilizados para a deslocação dos trabalhadores e que sejam dadas todas as informações aos trabalhadores que lhes têm sidas negadas.